Teste Vocacional – Como Funciona e Como Fazer? Veja Aqui!

Escolher a faculdade certa é um grande desafio para a maioria dos adolescentes. Em alguns casos, bate aquele desespero de não saber o que cursar. Mas, calma, pois para tudo existe solução. Neste caso, o teste vocacional é um grande aliado para ajudar a tomar esta importante decisão.

Os testes vocacionais servem para avaliar suas aptidões e características e, assim, assimilar com a área de atuação no mercado que tem mais a ver com você. Estes testes podem ser realizados por psicólogos, mas também existe a possibilidade de fazê-los pela internet.

Esta é a forma mais econômica de testar qual área tem mais a ver com você. Se você está com dúvidas, fique tranquilo, pois vamos te explicar tudo sobre como funciona e como fazer um teste vocacional.

Teste vocacional online

Teste vocacional online

Existem infinidades de opções de testes vocacionais gratuitos na internet. Selecionamos os principais sites que podem te ajudar a descobrir qual é a faculdade certa para você. Não precisa duvidar, pois, os testes vocacionais online são seguros, já que são desenvolvidos por psicólogos e especialistas renomados e confiáveis na área.

  • O Guia da Carreira é um dos sites mais populares sobre o tema na web. O teste vocacional é gratuito, basta você responder 15 perguntas sobre os mais variados temas. No fim do teste, o site vai te mostrar as opções que seriam mais compatíveis, de acordo com as suas respostas;
  • Quero Bolsa também é uma das principais plataformas da internet quando o assunto é teste vocacional. Para realizar este teste – clique aqui para acessar, primeiro você deve inserir seu nome e e-mail para se cadastrar no Quero Bolsa. Depois, é só clicar em “Quero Começar o Teste Vocacional QB”. Responda todas as perguntas e depois confira o resultado.;
  • A Neora também é muito respeitada na área da educação e possui um ótimo teste vocacional online e gratuito. Você só precisa acessar o site, clicar em “começar o teste” e selecionar as opções que tem mais a ver com as suas características emocionais, psicológicas, de relacionamento, etc. O resultado também aparece na hora em que você terminar o teste;
  • No Mundo Vestibular você realiza o teste de forma muito simples. Basta selecionar as respostas que tem mais a ver com você em um questionário de 17 perguntas. Depois, é só conferir o resultado, não tem mistério;
  • A Catho também oferece teste vocacional gratuito na web. É só clicar aqui  depois selecionar “Fazer o teste agora”. Insira seu nome, cidade, escolaridade, e-mail e telefone. Enfim, é só começar a responder as questões que vão aparecer na sua tela.

Principais vantagens

Fazer um teste vocacional online e gratuito é um ótimo caminho se você não sabe o que cursar na faculdade, mas está sem grana para ir até um profissional especializado nesta área. Os testes que indicamos são os mais populares e confiáveis, pois são desenvolvidos por psicólogos e especialistas de renome.

Além de te ajudar a escolher o caminho certo para sua vida profissional e serem gratuitos, você pode realizá-los no conforto da sua casa. É literalmente o seu futuro na palma da sua mão, de uma forma rápida e prática, principalmente para quem está em dúvidas sobre cursos muito diferentes, como confeitaria ou administração, por exemplo.

Mas lembre-se de ser sincero na hora de responder as questões, para que o resultado seja o mais exato possível.

Se você quer uma dica, lá vai: não seja duro com você mesmo. Tudo está começando, caso você comece a cursar uma graduação que está no seu teste vocacional, mas não se adaptou na prática, está tudo bem! Você pode tentar de novo e percorrer novos caminhos, pois a vida é dinâmica e nós também! O que você não pode fazer, de jeito nenhum, é desistir dos seus sonhos. Siga em frente, mas, se necessário, recalcule a rota!

A carreira certa

Qual carreira escolher para profissão?

A partir das suas respostas, o teste vocacional seleciona as melhores opções de curso para você. Isso é possível já que todas as questões vão mostrar muito sobre sua personalidade, seus gostos, padrões emocionais, intelectuais e psicológicos.

Desta forma, é mais fácil perceber qual área de atuação você possivelmente terá sucesso. Mas é importante frisar que só a graduação não basta. É importante que você busque meios externos para alcançar seus objetivos, como a realização de cursos, palestras, estágios e vivências na área que você optar, desde o início da graduação. Isso é o que vai aumentar a sua bagagem de experiências.

Deixe seu comentário