Curso Técnico de Comunicação Visual 2021 – Inscrições, Cursos e Vagas

Os cursos técnicos são uma oportunidade de obter uma formação mais rápida e prática, com preparação objetiva para o mercado de trabalho. Nesta modalidade, na qual é exigido somente o certificado de conclusão do Ensino Médio, o profissional em geral começa a atuar na área desejada logo que consegue o diploma.

Um dos destaques, que está com uma grande demanda e que deve aumentar em 2021, é o curso técnico em Comunicação Visual. Isso porque as empresas cada vez mais estão produzindo conteúdos para suas redes sociais, blogs e campanhas de marketing de forma independente e precisam de um profissional com conhecimentos técnicos em programas de criação e edição de artes.

Comunicação Visual 2021

Se você se identifica ou quer saber mais, siga a leitura e fique atento às informações abaixo, como grade curricular, melhores instituições, vagas, mercado de trabalho e ainda como fazer o curso de forma gratuita.

O técnico em Comunicação Visual é o profissional responsável por desenvolver artes de diferentes formatos gráficos para campanhas publicitárias, em agências de comunicação, e criar peças para gráficas, provedores de internet e escritórios de design, como livros, panfletos, portais, folders e jornais. Também é quem cria ilustrações, aplica tipografias, desenvolve elementos de identidade visual, aplica e implementa sinalizações.

Atualmente, alguns cursos dão foco para o web design, marketing digital e para o desenvolvimento de sites, promovendo a comunicação visual digital das empresas pela internet e pelas redes sociais. A duração do curso é de aproximadamente um ano e meio ou dois anos, dependendo da distribuição da carga horária. Este tempo também pode variar entre as modalidades presenciais e à distância.

Por isso é tão importante que o estudante saiba mais sobre como funciona o curso técnico em relação a uma faculdade ou curso de longa duração, somente assim poderá ter certeza de sua escolha.

Grade curricular

Comunicação Visual

Durante o curso, os alunos são incentivados a aprender habilidades como o desenvolvimento de imagens vetoriais, tratamento de imagens digitais, produção gráfica, diagramação de livros e revistas, criação de infográficos, identidades visuais e logos. Veja algumas das disciplinas previstas para o técnico em Comunicação Visual:

  • História do Design Gráfico;
  • Teoria da Cor;
  • Análise e Construção da Imagem;
  • Desenho e Percepção Visual;
  • Imagem Digital;
  • Metodologia de Projetos de Identidade Visual;
  • Processos Gráficos;
  • Tipografia;
  • Gerenciamento da Cor;
  • Editoração Eletrônica;
  • Projeto de Mídias Impressas;
  • Projetos de Identidade Visual.

Melhores cursos

Curso de comunicação visual

Como se trata de uma área de trabalho bastante popular, muitas instituições de ensino já estão oferecendo os cursos de Comunicação Visual. Apesar disso, ele ainda não está presente em todas as regiões do país e, em alguns casos, por falta de estrutura física, as aulas acabam não sendo completas. Veja alguns locais onde é possível encontrar o curso:

  • Senai;
  • Senac;
  • Instituto Federal de Santa Catarina;
  • Univates;
  • Etec Albert Eistein;
  • Funorte;
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais;
  • Setren;
  • Colégio Técnico Bento Quirino;
  • Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Ainda, os interessados podem consultar as indicações, contrapontos e fiscalizações de cada instituição com as secretarias de educação municipais e estaduais de cada região.

Ademais, existem várias plataformas online que oferecem cursos não somente de comunicação visual, mas também de outros estilos e outras possibilidades para estudo.

Vagas

Os profissionais que mais se destacam nessa área têm como pontos fortes a criatividade, agilidade, proatividade, conhecimentos básicos de marketing digital e comunicação, bom domínio da língua portuguesa, que são inovadores e acompanham as tendências da internet no ramo da comunicação visual.

A maior parte das vagas é disponibilizada em gráficas, agências de publicidade, na comunicação interna de grandes empresas, em jornais e editoras. É um mercado que está em alta e com cada vez mais demanda de profissionais especializados e com afinidade com os programas de criação.

Inscrição

Curso de comunicação visual

Para se inscrever nos cursos, o principal pré-requisito é ter concluído o Ensino Médio. Para comprovar a formação, é preciso apresentar o histórico escolar, o certificado de conclusão do Ensino Médio, a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como conclusão do segundo grau, o comprovante de conclusão do Educação para Jovens e Adultos (EJA) ou ainda o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Além disso, serão solicitados documentos pessoais, como identidade e CPF, e comprovante de residência. Algumas instituições de ensino oferecem formas de fazer a matrícula online, mas pedem o envio dos documentos por scanner, via Correios ou com a entrega presencialmente, nas unidades físicas das escolas.

Cursos gratuitos

Estudantes em vulnerabilidade social, que desejam crescer ou ocupar seu lugar no mercado de trabalho, podem se inscrever no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Assim, podem conseguir bolsas de estudos e cursar o técnico em Comunicação Visual em 2021 de forma gratuita nas instituições parceiras do programa do Governo Federal.

Neste caso, é dado prioridade para os estudantes que tenham estudado em escolas públicas durante o Ensino Médio e para aqueles que participam de programas de transferência de renda do governo, como o Bolsa Família, por exemplo.

Deixe seu comentário