Por que fazer um curso técnico? Veja aqui!

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Se você quer ter uma boa colocação na área que pretende atuar, ou já atua, então é importante saber que existem várias ferramentas que vão te ajudar neste processo. Uma delas é o curso técnico, que vai fazer com que você se especialize no setor do mercado de sua preferência.

O curso técnico pode ser feito enquanto você está no ensino médio, ou até junto a ele, como exemplo dos Institutos Federais espalhados pelo país. Mas você também pode ingressar em um curso técnico após ter se formado e no decorrer da sua carreira. Sempre há tempo de adquirir mais experiência e conhecimento.

Se você ainda tem dúvidas sobre fazer ou não um curso técnico, ou ainda não sabe qual fazer, fique com a gente, pois vamos te explicar tudo sobre o assunto.

Benefícios do curso técnico

Menina com livros cursando curso técnico

Quem nunca ouviu a frase: “conhecimento é o bem mais precioso que alguém pode ter”?! E ela reflete uma realidade, principalmente na sociedade veloz e dinâmica em que vivemos. O mercado de trabalho exige que tenhamos múltiplas habilidades e especializações.

Entre os principais benefícios de se fazer um curso técnico, está a rapidez na formação, pois esta modalidade de aprendizagem muitas vezes tem carga horária total menor que a de uma faculdade, e ainda te possibilita aprender tudo na prática.

Geralmente, os cursos técnicos são mais baratos que uma faculdade, o que pode te ajudar a juntar uma grana para, futuramente, ingressar no ensino superior. Em alguns casos, existem cursos técnicos gratuitos, como, por exemplo, os dos Institutos Federais e do Pronatec.

Além disso, o curso técnico é o caminho mais fácil para que você aprenda na prática sobre o setor do mercado que você deseja atuar. Desta forma, você vai acabar tendo muito mais desenvoltura quando entrar na faculdade, pois já sabe bastante sobre a área desejada.

O mais legal de um curso técnico é que ele já te abre portas para trabalhar no que você está estudando. Não apenas como estagiário, mas também como efetivo, já que você vai ter um diploma nas mãos. Assim, é possível ter resultados palpáveis em questões de retorno financeiro.

É bom lembrar que, com o crescimento dos diversos setores da economia, cresce a procura por profissionais técnicos, que são muito necessários. Isso te garante uma grande aceitação no mercado e um leque de possibilidades nas suas áreas de atuação.

É importante também que caso esteja em dúvidas sobre qual curso irá realizar, sempre aplique um teste vocacional, dessa forma, poderá ter certeza se está se direcionando para a área certa!

Opções de escolas

Curso técnico porque é importante

Como dissemos acima, existem opções de cursos pagas e outras gratuitas. Mesmo os cursos pagos podem ser acessíveis, dependendo de qual instituição você escolher.

Por isso, decidimos trazer algumas opções de escolas que oferecem cursos técnicos presenciais e online. Veja só:

Presencial

Curso técnico presencial

Como já falamos, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mantidos pelo Governo Federal, são uma opção excelente para ter ensino técnico de qualidade e de graça. Você precisa ficar atento às datas e se inscrever no vestibular dos IF da sua cidade ou região.

É possível fazer um tecnólogo para quem já é formado ou um curso técnico junto com o ensino médio. Os Institutos Federais realizam vestibulares próprios no início e fim do ano. Pesquise pelo IF da sua cidade e acesse o site da instituição para ter mais informações e saber quais opções estão disponíveis para ingresso.

O Pronatec é outra opção gratuita para fazer um curso técnico de qualidade. O programa também é mantido pelo governo e tem como objetivo levar acesso a educação às pessoas que não podem arcar com os custos de um curso.

No site Central Pronatec você confere todas as opções disponíveis e realiza a pré-matrícula pela internet. Mas para se inscrever, efetivamente, é necessário ir até a unidade de ensino que você escolher, portando documentos pessoais, certificado de ensino médio, além de ser cadastrado no CadÚnico, para atestar sua situação financeira.

No Educa Mais Brasil você também tem a chance de fazer um curso técnico, e com desconto de até 70% nas mensalidades. O programa oferece bolsas de estudos e descontos especiais para jovens e adultos que precisam se qualificar para o mercado de trabalho, mas que não conseguem pagar o valor integral.

Se inscrever no projeto é muito simples. Basta acessar o site do Educa Mais Brasil e preencher o formulário disponível. Sua inscrição vai ser avaliada pelos organizadores. Se você estiver dentro dos critérios citados acima, vai ser aprovado. Em caso de aprovação, o Educa Mais vai liberar a sua bolsa de estudos e entrar em contato com você.

Online

Curso técnico online como funciona

Na modalidade a distância, também existem inúmeras opções de cursos técnicos nas mais variadas áreas do mercado. Mas separamos algumas das principais opções, com preços que cabem no seu bolso, além de alternativas gratuitas.

  • O Instituto Educacional Grau Técnico é uma das principais escolas do país, com muitas opções para você turbinar seu currículo. Aqui, existem opções de cursos nas áreas de Saúde, Negócios, Indústria e Construção, e Tecnologia. No Grau Técnico, você ganha 50% de desconto na matrícula, basta acessar o site da escola e fazer o cadastro para garantir a promoção;
  • No Senai você tem muitas opções de cursos técnicos com a mais alta qualidade de ensino. Além da modalidade presencial, também é possível realizar diversos cursos online, com material fornecido pela instituição, sem precisar sair de casa. Assim fica mais fácil garantir um certificado técnico e aumentar suas chances de conquistar uma boa posição no mercado de trabalho;
  • Dentro das opções gratuitas está o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec). O programa do Ministério da Educação oferece bolsas de estudos em cursos técnicos para alunos que tenham realizado o Enem. Os alunos podem se inscrever no projeto duas vezes por ano, assim como no Sisu.

Deixe seu comentário