Cursos Online Grátis – Lista dos Mais procurados e os melhores

Fazer um curso online não é mais um artigo de luxo, principalmente porque muitos sites oferecem esse serviço de forma gratuita, ou com um valor muito mais abaixo do que o esperado.

Está interessado(a) em começar a expandir sua carreira porém não sabe como começar? Veja aqui quais são os principais sites que oferecem esse serviço, quais são os cursos comumente oferecidos e mais informações. Fique por dentro.

Cursos online grátis: quais são os mais indicados?

Muitas instituições brasileiras possuem portais online que prometem melhorar o aprendizado do aluno, principalmente quando o assunto é EAD, visto que sua maioria possuem a adaptação para o uso via smartphone, computador, tablet e demais aparelhos.

Veja abaixo algumas opções:

1 – Fundação Getúlio Vargas

Fundação Getúlio Vargas

A FGV já é uma empresa conhecida de forma nacional, principalmente pela sua qualidade e renome em determinados cursos. Em seu site, é possível encontrar mais de 50 cursos gratuito voltados principalmente para temas como gestão, estratégia de negócios, marketing, finanças e demais áreas.

As aulas costumam ser de curta duração, porém, existem alguns cursos específicos que podem ter duração completa de 15 horas.

Se você gosta de ter o conhecimento completo sobre o conteúdo que está sendo ali ministrado, é possível fazer isso por meio das referências bibliográficas que estão disponíveis no decorrer do conteúdo.

Vale lembrar que a instituição não emite diploma para os cursos gratuitos, mas sim um certificado de participação, que fica disponível assim que o aluno concluir todos os estudos com a nota mínima.

2 – USP

USP

Outra instituição lembrada não somente de forma nacional, mas também internacional, a USP é uma das melhores universidades de ensino em nosso país.

Em seu site, é possível encontrar cerca de 16 cursos completamente gratuitos, desde temáticas como “Criação de startups” até mesmo “Fundamentos para o design de interface”, todos eles presentes na plataforma conhecida como Coursera, parceira direta da universidade.

Se o aluno quiser o diploma, é necessário realizar o pagamento de R$29 para recebê-lo, isso acontece porque todas as aulas são ministradas por doutores e especialistas na área da USP.

3 – Sebrae

Sebrae

Conhecido também como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o site do Sebrae disponibiliza mais de 100 cursos em áreas como empreendedorismo, mercado e vendas, gestão de pessoas e também de legislação.

As aulas têm sua carga horária diferente (clique aqui e saiba mais), sendo desde duas até quarenta horas, sendo assim, ministradas por profissionais da área, ocorrendo discussões sobre os temas discutidos para maior aprofundamento.

É necessário que o estudante faça o curso dentro do tempo estipulado pelo sistema, além disso, no final, o aluno poderá emitir um certificado de participação.

4 – Escola Virtual

Escola Virtual 

Parte da Fundação Bradesco, a Escola Virtual é conhecida como uma das plataformas de educação a distância mais efetivas de todo o Brasil, sendo muito conceituada e lembrada por sua qualidade.

O site tem mais de 80 cursos desenvolvidos, sendo muitos deles nas áreas de administração, contabilidade, finanças, informáticas, desenvolvimento pessoal e pedagogia.

Lá o aluno possui um diferencial em relação às demais escolas: o roteiro de estudo, do qual conta com um agrupamento de cursos sobre os temas relacionados, melhorando o conhecimento em relação ao conteúdo ministrado. As aulas costumam durar cerca de 10 horas.

Os alunos que finalizarem o curso com no mínimo 70% de aproveitamento serão contemplados com um certificado de conclusão. Na maioria das faculdades é considerado como um comprovante de atividade complementar.

5 – Perestroika

Perestroika

Escola de metodologias criativas, a Perestroika disponibilizou vários cursos gratuitos pelo período de quarentena. Seguindo a forma comum de modalidade de ensino expresso, as aulas possuem colaboração, pensamento em conjunto e também interdependência.

Só é preciso informar seu nome, e-mail e assim começar a assistir os vídeos. A escola costuma oferecer vários descontos por meio de cupons especiais, basta estar antenado as promoções.

6 – Harvard

Harvard

Conhecida no mundo inteiro como uma das melhores instituições de ensino, Harvard disponibiliza vários cursos online de forma gratuita, as áreas abrangidas são desde direito, literatura, história, estatística e até mesmo programação e ciências de dados.

Um detalhe importante é de que as aulas são ministradas todas em inglês, por isso, é indicado que o conhecimento na linguagem seja intermediário ou avançado.

O aluno que tiver interesse em ter o diploma terá que arcar com uma taxa específica, que costuma variar de acordo com o curso que foi escolhido.

Agora que você já sabe quais são os cursos online mais indicados e suas respectivas instituições, fica muito mais fácil direcionar seus estudos, seu tempo e também a área de atuação que deseja.

Deixe seu comentário