Curso de Maquiagem → Como Fazer Inscrição e Melhores Escolas

Fazer um curso de maquiagem e se tornar uma maker profissional é o desejo de pessoas que buscam se inserir no mercado de trabalho na área de estética e beleza. A maquiagem exige muito conhecimento prática e horas estudo teórico e prático.

O mercado de trabalho é muito promissor e está em franco crescimento – mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ultimamente. O brasileiro é um povo vaidoso e que valoriza demais a aparência.

Veja Onde Estudar maquiagem


Na vida, existem dois tipos de pessoas, as que gostam de aprender sozinhas e as que preferem fazer cursos, onde absorvem os conteúdos fundamentais aplicados pela experiência de quem já trabalha na área e sabe do que está falando.

De modo geral, também existem cursos onlines (à distância) e outros presenciais, que variam de acordo com o objetivo da estudante. Em cursos técnicos presenciais, o foco é sempre na prática, em que os profissionais precisam realizar provas e são avaliados a partir do trabalho feito no “cliente”.

Além disso, os estudantes também aprendem a executar maquiagens para diversas ocasiões, utilizando as principais técnicas e produtos disponíveis no mercado. Quer saber quais são as disciplinas ministradas durante um curso técnico de maquiagem?

Curso técnico de maquiagem

Curso técnico de maquiagem 

Os cursos técnicos de maquiagem podem variar conforme a instituição que está promovendo, ou também de acordo com a especificação da formação (como curso de maquiagem para noivas, por exemplo). Mesmo assim, os cursos técnicos têm algumas matérias essenciais que não ficam de fora. Confira a lista abaixo:

  • Auto maquiagem (matéria em que a estudante aprende a se auto maquiar);
  • Técnicas básicas de maquiagem na produção pessoal;
  • Maquiagem para imagem em alta definição;
  • Maquiador cênico;
  • Sobrancelhas;
  • Delineador;
  • Maquiagem 3D;
  • Visagismo.

Sabendo dessas opções, os interessados podem verificar qual é a instituição que mais lhe agrada e, dessa forma, começar a estudar para ser um ótimo maquiador(a).

Cursos disponíveis

Curto técnico do Senac de automaquiagem

Cursos de maquiagem são procurados e estão disponíveis em todo o Brasil. Mesmo assim, antes de optar e fazer sua inscrição, é interessante verificar a procedência e a avaliação dos mesmos dentro do Ministério da Educação (MEC) ou conferir se há feedbacks sobre essas instituições.

Caso você ainda não tenha começado a procurar, confira alguns serviços que disponibilizam o curso de maquiagem:

  • Curso de maquiagem Senac: é o ideal para quem procura se qualificar na área e migrar logo para o mercado de trabalho. O curso técnico do Senac é focado na prática e tem professores extremamente qualificados. Além disso, os equipamentos e o ambiente são super modernos para obter o maior desempenho dos alunos. Vale lembrar que o Senac está presente em todos os estados e pode ter uma instituição pertinho da sua casa;
  • Curso de maquiagem Instituto Loreal: O Instituto Loreal é um dos mais conhecidos da área da beleza e oferece formações únicas para o setor. A formação de maquiagem profissional é repartida em três módulos, divididos em 13 capítulos que promovem toda a estrutura necessária para a formação de um profissional make-up. O objetivo do curso é desenvolver as habilidades e capacitar o estudante, para que ele possa realizar vários tipos de maquiagem. Essa instituição também oferece o curso de cabeleireiro, podendo ser complementar para os profissionais do ramo.
Pessoas estudando maquiagem
Além dessas duas grandes instituições, algumas cidades também têm institutos de ensino que podem ser ainda melhores e mais em conta para você desenvolver. Por isso, vale a pena pesquisar quais estão mais próximas de você.

Salário de um maquiador

Pessoa formada em curso de maquiagem aplicando seu saber

Se você quer trabalhar como maquiador, saiba que estudo e profissionalização fazem toda a diferença não só na entrega do produto, como também no valor do trabalho. De acordo com o Caged, um maquiador ganha em média R$1,7 mil para um jornada de até 43 horas semanais.

O perfil do maquiador mais recorrente é o de um trabalho com 23 anos, ensino médio completo, que trabalha 44 semanas em pequenas empresas de estética. Mesmo assim, dependendo da formação e da especialização do profissional, ele poderá ganhar até R$4,3 mil por mês.

O mesmo estudo, do Caged, informou que a cidade com mais ocorrências e oportunidades para maquiador é São Paulo.

Deixe seu comentário