Curso Técnico de Guia de Turismo 2021 – Inscrições, Melhores Curso e Vagas Disponíveis

Fazer um curso técnico é com certeza uma das melhores escolhas, principalmente para quem quer ter uma melhor promoção ou oportunidade dentro do mercado de trabalho. Existem vários cursos técnicos que podem te ajudar a implementar sua profissão atuante, ou mudar totalmente o seu rumo de carreira.

Veja aqui informações completas sobre o curso técnico de guia de turismo, como ele funciona, quais são as principais escolas que oferecem esse serviço e demais dicas. Fique por dentro e não perca tempo para melhorar seu lado profissional.

Curso técnico de guia de turismo: como funciona?

Esse curso técnico ensina para o estudante como acompanhar um determinado grupo de pessoas para passeios, excursões, viagens – seja nacional ou internacional. De forma geral, o trabalho do guia é estar presente para tirar dúvidas relacionadas ao roteiro, curiosidades, dar características históricas e também de cuidar do bem estar dos demais.

Curso técnico de guia de turismo: como funciona?

Para que o estudante tenha uma boa desenvoltura para se tornar um guia de turismo de sucesso, é necessário ter algumas características primordiais, veja algumas delas abaixo:

  • Ter boa identificação com conhecimentos de história e geografia;
  • Se comunicar com clareza;
  • Ter uma boa oratória para contar histórias e informações;
  • Paciência com possíveis dúvidas e pessoas;
  • Compreender diferentes tipos de idiomas;
  • Conhecimento de novas tecnologias;
  • Ter uma boa organização;
  • Possuir interessar em demais culturas e curiosidades.

Caso você se identifique com essas características citadas acima, talvez guia turístico seja uma ótima opção para seguir sua carreira.

Qual a grade curricular?

Mas, antes de finalmente se matricular em um curso de guia turístico, é importante se informar sobre quais são as matérias e como é a grade curricular, veja abaixo algumas das quais são primordiais para o aprendizado:

  • Instrumentos de comunicação;
  • Localização;
  • Técnicas de condução;
  • Técnicas de interpretação;
  • Ambiental e cultural.

Vale lembrar que o curso costuma ter o tempo de duração de um até três anos.

Como é o campo de trabalho?

Curso técnico de guia de turismo: como funciona?

Se você está em dúvidas se é um bom investimento e se o mercado possui vagas para essa profissão, felizmente, o Brasil é muito rico em oportunidades em guia turístico. Isso acontece porque nosso país costuma receber cerca de 6 milhões de visitantes por ano, sendo que esse número está em constante crescimento.

O estudante poderá atuar em agências de turismo, hotéis, empresas de transporte, coordenação de eventos, empreendimentos turísticos, empresas de turismo além de secretarias do ramo especializado.

Isso sem contar que caso queira, poderá abrir sua própria agência local, quanto mais características únicas e que contenham novidades, maior será a procura.

Porque investir em um curso técnico e não uma faculdade?

A vantagem do estudante ao investir em um curso técnico em vez de uma faculdade é de que além de o tempo de estudo ser menor, os valores também são mais baixos, assim como o investimento de materiais.

Enquanto uma faculdade dura em média quatro anos, um curso técnico pode durar até um ano e meio. No curso técnico, há um foco maior na prática do aluno, ensinando como tratar clientes e em situação do dia a dia, enquanto no bacharelado há a inserção de várias matérias teóricas.

Outra vantagem é que nem todos os cursos técnicos exigem a formação no ensino médio, enquanto as faculdades exigem essa característica.

Escolas que oferecem esse curso

Caso você tenha interesse em cursar turismo porém não tenha as condições financeiras necessárias para pagar um curso, é importante ficar atento as vagas oferecidas pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego.

Por meio dele você poderá obter uma vaga no curso de guia de turismo em escolas como Senai, Senac, Sesc e Sesi, conhecidos como os institutos federais e estaduais especializados em educação. É preciso realizar o Enem para concorrer a uma vaga por meio do Sisutec – Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica.

Também é possível encontrar escolas como a CPET que oferecem esse curso com o valor médio de R$200 por parcela, com a duração de 12 meses. Veja mais informações clicando aqui, assim terá mais aprofundamento sobre turnos, parcelamentos, cidades que possuem esse curso assim como demais informações.

Deixe seu comentário